Domingo, 6 de Março de 2005

Vamos Aprender a Pintar com o Lápis de Cor

Assinatura.jpg

Olá a todos os leitores que visitarem o meu blog!
Desde já espero que tudo o que vos vou escrever, que vos agrade e que também vos sirva para aprender algumas técnicas Artisticas.

Vou começar por vos dizer que há meses atrás comecei por iniciar um Actividade Extra Curricular com Crianças dos 5 aos 10 anos de idade.
Estas Crianças estão a aprender a pintar com lápis de Cor.
Uns simples Lápis de cor podem fazer Pinturas muito bonitas.


Caro leitor de certeza que irá gostar do que irei ensinar de seguida e se calhar até irá aprender algo de novo.

Por acaso sabe quais são as cores primárias do lápis de cor?
Pois vai ficar a saber que são apenas 3 :vermelho,amarelo e azul
Na verdade com estas três cores podemos fazer as cores segundárias e as terceárias;mas há duas cores que são neutras sendo elas o preto e o branco.

Bem se quizer brincar com estas 3 cores basta então me seguir e vai ver que vai aprender.

Comece então por o lápis de cor amarelo pinte um pouco de uma folha que tiver á mão e junte-lhe o azul.
Se não sabia obteve nada mais nada menos que uma das cores secundárias ,o verde;e se pintar agora mais um pouco de amarelo e lhe juntar o vermelho acabou de obter o laranja; e se pintar de vermelho e juntar o azul obtém o lilaz; e se pintar o amarelo mais o vermelho e depois o azul vai obter o castanho.
Bem como vê é facil obter várias cores com apenas três lápis de cor;mas vai ficar a saber também que para pintar com lápis de cor comeca-se sempre pela cor mais clara até á mais escura!

Por exemplo,existe falta de um lápis de cor castanho claro só tem castanho escuro,mas se ao colocar amarelo mais o vermelho e depois o azule se novamente colocar duas ou mais camadas de amarelo vai notar que o castanho escuro vai aclarar e assim consegue o castanho claro de várias tonalidades isto depende das camadas de amarelo que levar.
Falei a pouco em camada pois não deve estar a saber a que me refiro;bem se não sabe fica a saber desde já que um dos constituintes do lápis de cor é a cera que leva um aglutinante que mistura juntamente com esta ;pois por isso é que o lápis se torna mole e quanto melhor qualidade for o lápis de cor melhor é a Pintura.
Bem quando se pinta uma figura qualquer uma só vez está a dar-se apenas uma camada o qual o desenho fica pobre e não tem Arte nenhuma pois para a figura ficar bonita, agradavel até parecer que está a sair com vida do seu papel tem de levar várias camadas e obedecer a 3 Técnicas das quais falaremos mais adiante.
Nos lápis de cor a mistura de cores é essencial e só se pode fazer se se colocar camada sobre camada.
Mas ainda á uma regra a colocar camada por camada ou seja se a 1º camada for no sentido horizontal a segunda camada tem de ser no sentido vertical e assim sucessivamente conforme as camadas aplicadas.Mas para além disso o lápis de cor tem que se tratar com carinho por isso a pressão que fazemos sobre ele também é muito importante.
O lápis de cor é um Amigo.
E é tao mal tratado por crianças do 1ºCiclo e de quem é a culpa?
Tudo se deve a uma má utilização do lápis de cor e o mesmo acontece com outros materiais tais como os lápis de cera e os marcadores e porquê?
Porque o Professor não sabe ensinar a pintar !
Saber o a,e,i,o e u ,é importante mas saber pintar desenhar também é muito importante.
No nosso Portugal quantos Professores se formam em Artes e não tem emprego ;mas não é por falta de lugar mas sim porque a nossa Cultura estagnou e para isso não continuar nada melhor que ensinar as Artes ás nossas Crianças;porque elas são bastante criativas mas o que lá esta dentro por vezes não sai porque talvez dar um chuto numa bola talvez seja mais importante!
O pai da Criança opta pelo lado errado;não é que não goste de futebol mas acho que já chega ver todos os diasqualquer jornal com metade de informação desportiva e as Artes apenas um cantinho ou não houve espaço e teve-se que se encurtar a noticia!
publicado por fazerartescomjose às 18:04
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 22 de Outubro de 2005 às 01:06
Salve! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do seu Blog , no mínimo inspirador! Depois gostaria de ser solidária com o pensamento de que é difícil para a maioria dos pais entender a riqueza da arte na vida das nossas crianças ... Agora gostaria de dizer que pessoas como você são únicas , são dádivas de Deus para seram admiradas e imitadas . Deus te faças prosperar em tudo que for belo !IsaIsa
(http://http//www.spaces.msn.com/members/isabellatavolini)
(mailto:crisbel164@hotmail.com)


De fazerartescomjose a 8 de Maio de 2006 às 19:04
obrigado é assim que me sinto bem.
As crianças são um bem precioso e tem muito Talento.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2005

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Inscrição de Pintura para...

. Obras de Arte

. Estão Abertas As Inscriçõ...

. É tempo de Começar a Pint...

. Exposição de Pintura "Os ...

. Caro Visitante

. Porque Escolhi o Lápis de...

. Apresentação detalhada da...

. AS Obras do Pintor e Prof...

. Pintura em Tela Com as Cr...

.arquivos

. Outubro 2005

. Agosto 2005

. Junho 2005

. Março 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds